Exames Ocupacionais

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

Os exames ocupacionais e complementares desempenham um papel fundamental na preservação da saúde e segurança dos colaboradores dentro de uma empresa. Esses exames, que incluem os admissionais, periódicos e demissionais, mudança de unção e retorno ao trabalho, são conduzidos com base em análises minuciosas realizadas pela equipe especializada em Medicina e Segurança do Trabalho.

Ao contrário de uma consulta médica tradicional, os exames ocupacionais visam avaliar não apenas a saúde clínica dos funcionários, mas também as condições ambientais e fisiológicas do ambiente de trabalho em si. Essa abordagem holística permite identificar possíveis riscos à saúde dos trabalhadores, seja por exposição a agentes nocivos, condições ergonômicas inadequadas ou outros fatores relacionados ao ambiente laboral.

Os exames ocupacionais não apenas cumprem com as obrigações legais impostas pela legislação trabalhista, mas também desempenham um papel estratégico na gestão de recursos humanos das empresas. Ao monitorar regularmente a saúde dos colaboradores, é possível identificar precocemente possíveis problemas de saúde relacionados ao trabalho, prevenindo assim acidentes laborais e afastamentos prolongados.

Na Atimed, entendemos que a saúde dos colaboradores é um ativo valioso, na busca contínua pela promoção da saúde e segurança dos colaboradores,  oferecemos uma gama abrangente de exames ocupacionais.

  • O Exame Admissional constitui o primeiro passo nessa jornada, realizado no momento da contratação de um novo colaborador. Seu propósito é assegurar que o indivíduo esteja apto para desempenhar suas funções de forma saudável e segura, além de identificar possíveis condições de saúde pré-existentes que possam impactar seu trabalho, e devem ser realizados antes de contratação do trabalhador na empresa.
  • Os Exames Periódicos representam um compromisso contínuo com a saúde dos colaboradores expostos a riscos e classificados no PGR e para portadores de doenças crônicas que aumentam a susceptibilidade a tais riscos, atuando como forma preventiva, viabilizada pelo rastreamento de doenças ocupacionais em fase inicial.      

 

 

Qual a frequência para agendamento do exame periódico de meus colaboradores?

Para os trabalhadores saudáveis, entre 18 e 45 anos, atuando em empresas de grau de risco 1 ou 2, os exames periódicos são realizados a cada dois anos. No entanto, se estiverem abaixo de 18 ou acima de 45 anos, esse intervalo é reduzido para 12 meses.

A mesma lógica se aplica aos colaboradores expostos a riscos ocupacionais mais elevados, classificados como grau 3 ou 4. Para eles, o intervalo entre os exames periódicos é encurtado para garantir uma monitorização mais frequente de sua saúde e segurança.

  • Para aqueles que passam por mudanças em suas funções dentro da empresa, o Exame de Mudança de Função se faz essencial. Ele é conduzido quando um colaborador muda de cargo ou setor, avaliando as novas condições de trabalho e os riscos ocupacionais associados ao novo cargo.
  • Após um período de afastamento por motivos de saúde, o Exame de Retorno ao Trabalho é indispensável. Realizado após, no mínimo, 30 dias de afastamento, esse exame visa assegurar que o colaborador esteja plenamente recuperado e apto a retomar suas atividades laborais.
  • Por fim, o Exame Demissional completa o ciclo, sendo realizado no momento da desvinculação do colaborador da empresa e pode ser realizado até 10 dias após o término do contrato e, caso o trabalhador tenha um exame ocupacional mais recente que tenha sido realizado há menos de 135 dias (grau de risco 1 e 2) ou há menos de 90 dias (grau de rico 3 e 4) fica dispensado de realizar o exame demissional.
    Essa avaliação tem como objetivo verificar o estado de saúde do trabalhador ao deixar a empresa, garantindo encerramento de vínculo de ambas partes.

Fale conosco no whatsapp